quarta-feira, 3 de setembro de 2008

MENTE SÃ EM CORPO SÃO, OU TALVEZ NÃO...




Vivemos num mundo completamente obcecado pelo culto do corpo, pelo peso certo.



Somamos horas de ginásio, perdemos horas de cavaqueira, de convívio são, de partilha de experiências, de troca de ideias, de amizade.



Sonhamos correcções cirúrgicas, estilizamos, padronizamos aquilo a que se convencionou chamar beleza e tranformamos-nos numa máscara igual a outras máscaras.


É obrigatório ser magro, não ter rugas e ter lábios grossos e sensuais, recorre-se à cirurgia, ao botox.



Mas quanto á extrema magreza interior não há medidas cosméticas a tomar, uma pílula milagrosa, um ginásio da alma a frequentar, por falta de exercício, deixámos o nosso interior, perder massa muscular, força, vitalidade.


Caminhamos hoje entre o nosso semelhante e não ao seu lado, tudo se compra tudo se vende, tudo é descartável, virtual.


Deturpam-se os valores que nos foram ensinados, rompem-se os laços da verdadeira amizade, dos relacionamentos desinteressados.


Caminhamos compassadamente rumo a um futuro que não conheço, obviamente, mas que pelo que me é deixado a adivinhar não trará nada de bom se entretanto não começarmos a muscular o que realmente importa, esquecendo o que é acessório, prestando redobrada atenção ao realmente importante.


Não quero que pensem que sou contra o exercício físico, antes pelo contrário, tudo a favor, mas sobretudo a favor da velha máxima: " mente sã em corpo são"...

14 comentários:

Gi disse...

De certeza que conheces mentes sãs em corpos sãos: essas caminham ao teu lado, dão-te a mão, encostam-se a ti e tu a elas.
Essas são os teus amigos e os teus amores, as pessoas de que sentes saudades e que sentem saudades de ti.
De certeza que estás GORDÍSSIMA com elas.
Um bom dia, Catita.

Vera disse...

Pensamentos, eu sou uma das que anda sempre em cima da balança...à falta de uma, tenho duas em casa. Uma mais fiável que outra, uma mais simpática que outra. Mas não frequento ginásio (os meus €s não chegam para isso, ahahahah) e o exercício físico que faço é o trabalho doméstico :-).
Apesar da minha paranóia pelo peso, elegância e aspecto, há uma coisa que cultivo, todos os dias, que rego, que cuido, que acaricio...os meus Amigos a sério. Aqueles sem os quais não posso mesmo viver! Para mim é impossível viver isolada e por isso, trato-os bem e nunca os abandono. Adoro reuni-los em lanchinhos, jantarinhos, esplanadas, embalados por conversas, risos e brincadeiras.
É bom viver e não sobreviver!

pensamentosametro disse...

Gisela Maria


Não é desses que falo, é dos outros os que caminham ao meu lado conheço eu bem, não são muitos, mas são muito bons.


Vekiki,

Embora não ligue nenhum ao peso e à forma, não é dos cuidados básicos, saudáveis de que falo, é dos excessos de que muitos de nós são escravos hoje em dia.


Bjos


Tita

Anónimo disse...

Nesta "balança" materialista em que vivemos, parece que só o "peso" do dinheiro nunca é demais. Por ele fazem-se as maiores "filhadaputices".

mjf disse...

Olá!
Eu frequento o ginásio...e isso ajuda-me a manter a mente sã...em corpo são ;=)

Beijocas

wednesday disse...

Concordo plenamente...Grande texto. As pessoas fazemtudo a correr e ainda metem umas horas no ginásio no dia atarefado. Anda-se sozinho. Acho que não só se devia pagar multa de usar um carro só com uma pessoa mas sim de passar mais do que umas horas só por dia. A sociedade está fraca!

SONHADOR disse...

A mania dos ginásios é normal em alguns portugas.

Beijos Tia.

Teresa disse...

Bom dia, Fofa! :Ui... Entrei muito amiguinha!

Ora nem mais. Ninguém se preocupa com a celulite da alma nem com as estrias do puto do feitio, da personalidade ou lá que raio lhe queiram chamar.

Por acaso eu sou um ovo que se dedica a esse tipo de fitness. Graças a Deus que me dá para aí. Acho que é por isso que consigo andar, a maior parte das vezes, feliz!!
(Ok... não me devia estar a gabar e tal... Mas sabes que é superior a mim!!)

Deixo-me rodear por todo o tipo de gente. Depois, escolho ao lado de quem quero ir. Mas sou EU que escolho! Os outros, andam a saltitar na mesma, mas sou EU quem define quem vai à frente e atrás.

Falando no mundo virtual, há uma tia minha virtual, daquelas pessoas maravilhosas que se encontram na blogosfera que vivem o seu cantinho deliciosamente, que criou um blog ao qual deu o nome de Ginásio da alma. Normalmente, ela e a filha deixam lá uns conselhos fofos para o nosso dia-a-dia. E é lá que me ponho a dissertar sobre mim.

Vou deixar-te o link porque vale a pena visitar estas duas pessoas que se deram ao trabalho de criar um blog para ajudar outros, sem pretensões.

http://ginasiodaalma.blogspot.com/

Depois, raramente retribuem comentários porque não têm tempo... Dedicaram-se ao voluntariado virtual, ou seja, dedicam o seu tempo livre a visitar blogs de pessoas que sofrem fisicamente de doenças graves.
Não andam em nenhum hospital com bata branca. Andam de noite, na blogosfera a deixar alento e ajuda REAL a quem precisa.
Voluntyariado virtual é coisa que ninguém sabia que existia. nem eu. Até ter encontrado aquele grupo de senhoras e senhores maravilhosos que o fazem. Não é uma boa iniciativa para a alma deles e para a dos outros! :)

Acho que me alonguei e fugi do tema do post, ou não!

Beijo minha rainha da noite!! (Tens a noção das horas a que me comentaste ontem?? Tem cuidado, Tita. Se te apanho de férias julgo que é mentira... Trabalho, trabalho, trabalho...)

Beijo enorme!

*

Patti disse...

Quem frequenta ginásios, spas, clínicas do corpo só pelos motivos de que falas, poderá ir à procura da tal mentee sã. Mas não será assim que a encontrará.
Penso que será no inverso da questão, que se atinge ambas.
A procura do corpo são, deverá aprtir de alguém cuja mente ´já será sã.
Porque como a mif disse, uma ajuda a outra, porque ambas fazem o todo que somos nós: a carcaça com o recheio.
Claro que há recheios estragados, assim como há carcaças podres, prontas para os abutres.

Ana Oliveira disse...

Não me peso (tenho medo)...
Não vou ao ginásio (tenho preguiça)...

Mas tenho mais medo ainda de não manter a linha da alma e de não saber perder/ganhar tempo com os amigos!

Beijo
Ana

Xinha disse...

A minha balança diz-me sempre que estou bem... porque me sinto bem comigo !! :D

Adoro comer (no verdadeiro sentido guloso da palavra) e sou extremamente preguiçosa para fazer exercicio fisico! Mas, acho bem quem o pratica pois faz bem até a alma e relaxa!!


Xi-coração

Anónimo disse...

Eu não vou ao ginásio aí há um ano e meio, mas acho que o "recheio da carcaça" está saudável!

carlota disse...

Infelizmente a nossa sociedade cada vez mais anda esquecida da saude da nossa mente.
Existem pessoas muito ginasticadas corporalmente mas com uma mente completamente balofa em vez de cerebro existe um monte de celulite e esterias.
Eu bem tendo manter a minha sanidade mental mas ás vezes acho que sou um E.T.

Mr X disse...

Bela postagem, Orweliana, muito acertada.