quinta-feira, 14 de maio de 2009

DO COMÉRCIO DA FÉ


Mal desponta o mês de Maio, começam a organizar-se em bandos, depois de meses de preparação no ginásio para a derradeira hipocrisia, a cereja no topo do bolo.

Falo dos "peregrinos", pois é, tal como os chapéus, peregrinos também há muitos...

Estes "peregrinos" são os tais que levam 365 dias por ano uma vidinha de vaidade, maldade, falsidade, cobiça, mentira, traição. Que exibem a Fé, como mais uma etiqueta a juntar a todas as outras que ostentam da cabeça aos pés, em casa, no trabalho, na rua.

Estes "peregrinos" são os tais que vivem no hemisfério oposto ao das boas almas, independentemente da religião que professem, incapazes de estender a mão a quem precisa, incapazes de um gesto altruísta, a menos que tenham oportunidade de praticar a tal caridade de pendurar à janela, aquela que todos podem ver e se alguém houver que ande distraído, lá estão eles para chamarem à atenção, divulgando aos quatro ventos o gestozinho praticado.

Estes "peregrinos" são os tais ignóbeis que pensam que mergulhar na piscina da Fé e dar duas braçadas para cada lado, lhes lava a pestilência do corpo e da alma que os cobre o resto do ano apenas tentada colmatar aqui e ali pelos salpicos da pia de água-benta, onde chapinham pontualmente todos os Domingos, para inglês ver.

Quanto aos outros, desejo-vos sempre boa viagem que tragam serenos os corações de regresso a casa e que alcancem a Graça de que tanto precisam.

Se concordo ou não com os sacrifícios feitos em nome da Fé, se concordo com esta quase chantagem com o Divino, não interessa. Cada um vive a Fé à sua maneira, não se pode é ser hipócrita e usá-la como detergente imbatível na lavagem das almas que pela forma como vivem as suas vidas deveriam ser para sempre condenadas à escuridão.

A Fé, o viver de forma cristã, ou de acordo com qualquer outra forma de religião, é bem mais difícil do que se julga, não é uma actividade recreativa nem hobby de fim-de-semana, tentar viver dentro da Fé, pelo menos da forma como a acredito é tarefa árdua e na maioria das vezes não cumprida, mas pelo menos acredito que ainda haja quem tente.

Eu tento, na maioria das vezes sem sucesso, mas tento. Tento ser melhor pessoa, evoluir como ser humano, ajudar quem precisa, estar atenta a mim mesma, ser justa, não me deixar levar pelo lado mais fácil da vida. Eu disse que tento, não que consigo porque se assim fosse esta tremenda falsidade não me atingia assim tanto não era? Será, mas de momento é o que o meu mau feitio permite.

12 comentários:

mimanora disse...

Gostei tanto do penúltimo parágrafo... também quero acreditar que ainda "haja quem tente".
Beijinhos

V. disse...

Lido de perto com desses "peregrinos" que lavam todas as semanas 7x24-1 horas de ostentação, desprezo, falsidade e mais uma infidável lista de outras coisas com o sacramento da hóstia.
Ontem ao ver as notícias deu-me pena. Pena que todo o sistema esteja minado, que a podridão comece na igreja, que a fé não chegue para se estar mais junto de Deus e tenha que se pagar pelo lugar mais perto.

Sabes que sou agnóstica. Mas não acredito que Deus fosse corrupto.

Bjs

Laetitia disse...

Só nos resta perdoar estes ditos peregrinos e rezar muito por eles.

Beijinhos

:) disse...

Sempre disse que não era preciso ir à missa (como quem paga um serviço) para viver pelo Bem.

Anónimo disse...

Já agora, não esquecer aqueles tipos que se "disfarçam" de peregrinos e durante a noite assaltam os verdadeiros. Será castigo?

Teresa disse...

Dos primeiros peregrinos está o inferno cheio! Os peregrinos do calo a doer, da visita a Fátima na "chanata" de prata...

Dos outros, levo muito a sério as suas promessas, os seus sacrifícios, a sua Fé. Por mais que chegue a julgar que "não será por aí".

Também eu, diariamente, me esforço para ser uma pessoa melhorzinha... Tal como tu, esforço-me! não que o consiga! O que é naturalíssimo. Ninguém é perfeito. Mas admitirmos a nossa imperfeição, enquanto seres humanos, parece-me perfeito. Mais do que perfeito, até.

Beijos mil, Tita! *

Phoebe disse...

Olá, Tita

Vejo que continuas tu mesma, verdadeira e transparente como sempre. Olha, quem precisava de ir a Fátima era eu...

Beijos!

V. disse...

Ó Tita, não te sentes um bocadinho assim... abazurdada? AHAHAHAHAH

pensamentosametro disse...

Abzurdadíssima, ahahaha.


Bjo


Tita

Anónimo disse...

Oh pá, tu não me digas mal da "Virge" e do 13 de maio que foi à das missas que na quarta vendi que me fartei...

"
- Então e senhora, neste momento está a ver a procissão ou a missa em Fátima??????

- Ai menina, pois isso é que não que o sinal não chega aqui!!!!!

- Não chega até nos irmos aí! Depois, chega até si Fátima, o Vaticano e... até a TV Aljazeera!!!!!

- A TV quê??????

- Nã deixe lá estar! Chega até si até o... hum... Santo Sepulcro! E então o que me diz?????

- Voçê não me diga que vejo o nosso Senhor?????

- Hum... bem, não lhe vou mentir porque esse, só vê quando morrer mas, enquanto isso não acontece, vê onde ele andou, o que ele fez, onde foi enterrado, onde voltou a regressar dos mortos...

- Então e o técnico explica isso?

- Se não explicar ele, explico eu!

- Então assim já é outra conversa! Que eu cá não me interessa o futebol nem essas coisas! E acha que o técnico demora muito?????

- Não! Eu já o enviei para aí ter consigo. Mas prometa-me que o trata bem sim?

- Oh menina até lhe ofereço uma fatia do bolo que estou a fazer!"

Claro está que todos os dias tenho falado com a senhora para lhe dar indicações sobre os canais e, obviamente, já lhe disse que não valia a pena ver o canal XXL (soft porno) porque isso não interessava... nem ao menino Jesus!

;)

pensamentosametro disse...

AHAHAH, é por causa destas e de outras que te adoro Me Hate, dá-lhes miúda se te dão limões, faz limonada.
Bons negócios...


Bjo


Tita

Teresa disse...

E um postezinho fofo com uma imagem espectacular a sugerir um fim-de-semana de rambóia, ainda que com excesso de trabalho? :)

Vá lá... tu consegues!! Vem lá desejar-nos uns dias simpáticos!

Beijinhos, por aqui!
( Que por "além" também os haverá! Já mandei bordar a passadeira! É vermelha e tudo! E a mesa! A mesa já está reservadinha!!)

:D