domingo, 22 de junho de 2008

NÃO PERCEBO

Fui ao pão e enquanto regressava a casa, após o primeiro mergulho do dia, este pensamento assaltou-me.
Não consigo entender porque é que com maravilhas destas mesmo à nossa porta, os portugueses procuram outros destinos e para lá chegarem fazem toda a espécie de sacrifícios perfeitamente desnecessários, desconhecendo muitas vezes o que é nosso.
A troco de quê? Meia dúzia de fotos para mostrar no escritório ou matar de tédio os amigos que os visitarem nos próximos 12 meses?
Ou apenas e só porque se não forem têm medo de serem considerados menos gente, de não serem socialmente aceites?
Beijooos...
Bom Domingo!!!
(eu não disse que não trazia o portátil, disse que ia tentar não trazer)

13 comentários:

V. disse...

Pois pois! Não ressitiste a não levar! (Prefiro esta hipótese que pensar que levaste o portátil para trabalhar, Tita Maria!)

Esse tema é frequentemente discutido cá em casa, sempre num tom muito saudável, claro, porque nem eu nem o Rui percebemos isso também. Provavelmente ajuda não termos mesmo dinheirinhos para ir para fora, aliás, muitas vezes nem para ir cá dentro (não é uma queixa, apenas uma constatação), mas não compreendemos mesmo o que leva milhares de agregados familiares endividarem-se até ao tutano por 8, 9 ou 10 dias lá fora sem sequer darem hipótese ao seu país. Não compreendo mesmo.

Este ano quero (não sei se ele quer) ir até ao Gerês e passar em Viana do Castelo. Ainda não conheço Viana e o Gerês tenho muitas saudades e conheço mal. Mas uma semana vai ser pouco, pois vai. A outra será de praia.

Mas voltando ao assunto, não percebo isso também e muito menos compreendo.

Beijos e boa praia!!

Borboleta disse...

Infelizmente a maioria da sociedade vive de aparencias!

Férias..."tem" que ser fora...cá dentro é "brega"...seja lá o que isso for...

Eu também gosto de viajar e conhecer outros lugares, mas se não é dinheiro não se vai! Passeia-se por cá mesmo, pois cá temos riquezas que não encontramos noutros lugares!

Inclusive, sempre que temos que ir a algum lado, vamos sempre por estradas diferentes, para vermos e conhecermos mais coisas! O meu filho de 7 anos adora! Prefere isso a ficar em casa agarrado à playstation!

Beijos

SONHADOR disse...

ai quem me dera ter uma maravilha dessas... à minha porta.

quem me dera.

bjos.

Curiosa disse...

Olha, o nosso querido Baleal!!!

Toda a razão Tita, todinha. Já uma vez escrevi um post sobre este assunto. E aqueles que vão para lugares como pºexº Cancúm durante uma semana e não têm a mínima curiosidade por conhecer o resto desse país? Nem sabem o que perdem! Ou nem sabem em que país fica Cancúm... :(
O nosso país tem praias mil vezes melhores e lugares lindos ainda totalmente desconhecidos!
Esta Páscoa comentei isso com uns amigos que mandaram a filha para Cabo Verde em viagem de finalistas. E depois não sabem onde fica Almeida ou Viana do Castelo, pois claro!

Ó Thunderlady, quando fores para Viana também podes fazer praia. Tens praias lindas e desertas naquela zona como a Praia do Carreço, a praia do farol de Montedor, Afife etc etc. Explora aquela zona que vais amar!!!

V. disse...

:) Obrigada pela dica Curiosa!

M disse...

Realmente tu e a Gi são incorrigíveis... será que não conseguem largar o computador??
Mas tens razão, por vezes as pessoas vão para fora e nem iamginam a beleza que existe cá dentro... mas também te digo que por vezes os preços compensam ir para fora... conhecer outras culturas também é bom a nível pessoal, mas cá dentro também existem diferentes culturas a serem exploradas e muitas vezes as pessoas nem se apercebem disso...

Bjocas

Vera disse...

Bom Dia!
Cheguei aqui hoje por mero acaso, como acontece quase sempre que me ponho a viajar pela blogosfera e vou conhecendo novas paragens!
Gostei desta e vou passar a visitá-la!
Gostei deste post, porque penso exactamente igual!
A falta de €s para viajar para o estrangeiro não me deprime, nunca!
A falta de €s para comprar um bom livro, deprime-me sempre!
Beijos
Vera

fj disse...

ehehhe!!
adoro esta Praia e outra um pouco mais a norte.
Qt ao portatil, eu levei, pois levei, mas não o abri ;)
Fim de semana é mesmo fim de semana...
bjinhos

Gi disse...

Eu não levei portátil, mas agendei posts, para não sentirem saudades minhas e tu nem me visitaste sua desnaturada baleia do Baleal!

Rute disse...

Existem sítios lindos em Portugal :)

Boas férias

Anónimo disse...

Pois eu, prezo-me de conhecer bastante bem o nosso País!
Muito quilometro por estradinhas secudárias, muitas paragens, muita conversa com os habitantes, muita procura de património!
Praias.... concordo com a Curiosa! Aquilo é que são areais......

pensamentosametro disse...

Gi,

Não sejas mariquinhas, só escrevi isto e fechei-o logo.

Bjos

Tita

Rita disse...

Eu já conheço muitas zonas no nosso país e adoro, acho que temos lugares lindíssimos e, apesar de também termos praias muito boas as nossas prais têm um grande handicap (no meu ponto de vista) que é a água fria. Eu adoro estar de molho horas a fio e cá em Portugal, tirando algumas zonas no Algarve isso não é possível. Por outro lado também não acho que esteja mal as pessoas quererem conhecer outros países, outras culturas e outras paisagens (obviamente que não por show off como muitos fazem). Não sou uma pessoas muito viajada e algumas das viagens que fiz foi aqui à conta do office mas gosto muito de viajar no entanto viajar para mim tanto é fora como dentro, é sempre uma agradável surpresa e adoro. Tanto gosto de passar um fim de semana prolongado no Alentejo como fazer uma semana de praia em Palma de Maiorca. Até passar uns dias na terra da sogra é bom. Mudar de ares, desanuviar, descansar (mesmo cansando) é bom em qualquer lado. Em Portugal gosto mesmo é das paisagens e do convívio porque conhecem-se sempre pessoas fantásticas por esse país fora, agora fazer praia...
O ideal mesmo era poder fazer 15 dias cá dentro e 15 dias lá fora mas isso só quando ganhar o Euromilhões, até lá vou para onde posso.
Hoje estou muito esticadinha
Jokas