segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

HÁ DE TUDO COMO NA FARMÁCIA


Isto de estarmos em casa há uma eternidade e sabermos que ainda temos duas semanas pela frente dá cabo dos nervos a qualquer um, se eu fosse uma fulana "cagona" e apreciadora de se armar ao "pingarelho" diria que a situação é "tout à fait effrayant".



Ora isto de ter tempo a mais nas mãos nem sempre corre bem porque nós lemos mais atentamente os blogs que noutros dias frequentamos de forma mais apressada, dá-nos para ler alguns de fio a pavio e até nos sobeja dia para ler alguns que nunca tínhamos lido, atentamente, apesar dos mesmos serem apontados como dignos de serem tranformados em livro ou quicá até em filme.


Digo-vos que o balanço é no mínimo trágico e que continuo a contar pelos dedos das mãos os blogs que leio, que me agradam porque são escritos por pessoas de carne e osso e alma pura, senão 100% asséptica, pelo menos lavada de fresco.




Estas "viagens na minha blogosfera", serviram para conhecer melhor algumas pessoas e ver como fazem esforços, quais contorcionistas, para se manterem na chamada linha da frente, vale tudo desde os truques mais básicos, aos mais elaborados como um muito usado em blogs ditos populares que têm assim tipo 100 comentários para uma postagem, digamos, fraquinha..., então e como tenho tempo, vai de ler os comentários, acontece que o próprio autor responde individualmente a cada comentário, mas não utilizando a mesma caixa, mas sim abrindo uma nova para cada um, o que em muitos casos contabilizei mais de metade dos comentários..., é no mínimo uma boa estratégia mas digamos infantil para não lhe chamar outra coisa.


Depois há os "colas", aqueles que se colam tipo pastilha gorila à sola do sapato, procuram um núcleo mais ou menos bem frequentado, "travam amizade" com alguns dos seus elementos e depois vão de blog em blog, referenciado na barra de favoritos dos ditos elementos, deixando comentários mais ou menos idiotas mais ou menos "deslavados" e mais ou menos a despropósito, aqui e ali, atraindo assim novos leitores à sua própria folha.


Detectei ainda os que "bebem" nas fontes inspiradas dos outros blogs e mediante um modesto exercício de transmutação, publicam um texto assim para o melhorzinho do que é habitual, "vestido" por cima do esqueleto "macaqueado".


Avistei ainda muitas outras espécies que ficarão para uma segunda parte deste "safari blogosférico".

20 comentários:

V. disse...

Vale tudo até arrancar olhos com garfos!

Isto é pior que a selva, pior que o jardim zoológico, a blogosfera é o sítio que consegue realçar o pior de muitos que por aqui anda.

Os meus blogues de eleição são do tipo dos teus: escritos por gente de carne e osso e não "personagens" que teimam em mandar uma imagem cá para fora daquilo que não são e nunca serão.
Bjokas!

pensamentosametro disse...

Também eu te leio pelos mesmos motivos.

bjos

Tita

Unknown disse...

Olha, olha ... andamos por sítios parecidos!

"Chapeau" para ti, amiga!

rosa disse...

agora sim, começo a ficar preocupada contigo!!!! tu vê lá... não te deixes contaminar!

por essas e por outras é que eu raramente respondo aos meus comentários.. já sei, uma mal educada é o que eu sou!

pensamentosametro disse...

Gi,

Maybe

Gaia,

Eu contra estes "vírus" sou completamente imune. Mal educada sou eu que ainda não agradeci a prenda linda, linda e ainda não mandei o mail que prometi, de amanhã não passa.

Bjos

Tita

Laetitia disse...

Eu conheço um blog de uma "fútil", daquele estilo que compra botas de 400 euros!Gosto mais de ler blogs de pessoas de carne e osso! Não daquelas que se esforçam por tentar ter piada ao estilo do "Gato Fedorento" e do "Nuno Markl".

Lisa's mau feitio disse...

Olá!

Pois eu vim aqui parar numa daquelas "actividades fúteis" de clicar na barra lateral de um blogger que leio assiduamente! Espero, por isso, não me tornar invasiva no teu espaço; mas, de facto, sem esse gesto jamais te teria descoberto neste universo! O que seria uma pena.

Relativamente ao tema do teu post, lá está... Quem sou eu... Não tenho um blog temático, não sou poetisa nem aspiro ser pseudo-poeta. Também não tenho tema do dia, nem da semana. Não tenho nada. Divirto-me apenas e gosto muito do meu cantinho que crei por inspiração própria! Não agrado a alguns, agrado a uns tantos. Mas não vivo disso, já que não o criei com o intuito de fazer boa figura perante. Assim como não criei o blog para fazer dele a minha segunda vida e, com algum esforço, a única que pudesse ter. É que desses também eu já percebi que existem.
bom mesmo é ter um espaço pessoal, um blog portanto, onde possamos escrever o que desejamos sendo nós mesmos. Ou nem por isso... Que importa? Desde que nos sintamos bem. Sem ofender o "vizinho". Porque quando se cria um blog toma-se conhecimento de "normas" que aceitamos... Contudo, não se preenche algum formulário em que nos compretemos com o mundo a defender este ou aquele tema, ou a dissecar sobre esta ou aquela temática.
O meu blog, por exemplo, é provavelmente inútil ao mundo. Mas é meu. E eu gosto dele! E basta-me sentir isto para não ter de me preocupar com mais nada!

Gostei muito do tema do teu post e daí estar a comentá-lo. Mesmo tendo a noção que o meu contributo em nada enriquece o conteúdo já desenvolvido por ti. Digo eu, vá!

Pelo pouco que li sobre ti, neste teu espaço, percebi que estás doente. Desejo que melhores e que não seja nada grave ou preocupante! Se me permites, passarei a le-lo nos próximos tempos.
Tem uma excelente recuperação! Para o efeito, junta-te ao "rebanho" que te invadiu a propriedade, segundo referes em cima! :)

Beijos e, mais uma vez, as melhoras!

Lisa

hollygang disse...

Neste mundo virtual, há peixe para todos os gostos!

Lisa's mau feitio disse...

(...)
"compretemos" leia-se "comprometemos".

:)

pensamentosametro disse...

Lisa,

Para já sê muito bem-vinda, para que conste,já algumas vezes passei em tua casa. Quem se assume uma pessoa com mau feitio não pode ser de forma nenhuma má pessoa, eu costumo dizer de mim, que tenho um feitiozinho de trazer por casa, quem se "chega à frente" e inicia um blog está sujeito a todo o tipo de visitas e acredita que já as tive e muito pouco agradáveis, houve até quem se desse ao trabalho de criar um blog só para me "axincalhar. Se tiveres paciência para ler as minhas coisas que tal como as tuas são escritas, como costumo dizer "num bater de coração" serás sempre bem recebida aqui na "mercearia", quando me referia aos colas e aos que se impõem, referia-me a outro tipo de pessoas com outros objectivos blogsoféricos.

Tal como tu, pratico esse exercício de ir ao sabor do link, vezes sem conta, como achas que fui parar ao teu caderno pautado? Foi assim que conheci o melhor e o pior...

Obrigada pelos votos de melhoras, tenho uma parva de uma pneumonia que me tem obrigado a ficar em casa, inactiva mas já caminho a passos largos para a recuperação total, obrigada.
Bjos

Tita

pensamentosametro disse...

Estrelinha,

Botas de 400 euros, isso é que é ser fútilo, ahahah.


Hollygang,

Não podias ter mais razão, mas até para a caldeirada sou muito esquisita com os peixes que escolho.

Bjos

Tita

pensamentosametro disse...

Lisa,

Aqui não tens que te preocupar com a ortografia, logo aqui onde a dona da "mercearia2 bem como uma das suas leitoras preferidas são disléxicas....

Bjos

Tita

cai de costas disse...

Gosto do teu sentido de observação.
Agora temo... em que categoria do reino animal me irás enquadrar...?

V. disse...

Mim atenta para ajudar Tita, Tita atenta para ajudar Mim :)

SONHADOR disse...

não perca o próximo episódio da excelente foto-novela: "a minha vida e o blog dos outros".

Lisa's mau feitio disse...

Olá Tita.
Já me descalcei, já estou de copo de coca-cola na mão. Por respeito ao teu estado de saúde, não fumarei, mesmo tendo sido tu a sugerir!!

É claro que me preocupo com as correcções ortográficas e gramaticais em tudo o que escrevo. É essa, aliás, a minha grande contribuição para o Mundo: zelar pelo uso correcto da língua Portuguesa, ou não fosse professora.
És disléxica? Pois não te apoquentes! Cada um é como cada qual. Eu já "padeci" de disortografia e cá ando!!

voltando ao tema que me fez comentar o teu blog!
Agradeço teres compreendido o que eu escrevi antes, é que nisto da escrita situações há em que as palavras podem tomar proporções que não pretendiam e muita confusão se gera depois, coisa que detesto. Detesto a fácil e gratuita interpretação com que se cunha facilmente a escrita alheia. Há que saber ler para lá do que se nos depara, seja a pessoa tida como excelente comunicadora, banal ou fútil. Ler um pouco mais além é um exercício complexo e nem todos se dão ao trabalho da compreensão. Mas enfim!!
Como tu mesma referes, por outras palavras, isto da net (como vulgarmente se diz, sendo que não estou a cunhar o advérbio de carga negativa) tem muito que se lhe diga! Tem o bom e tem o mau. Tal como tu, eu já provei do bom e também já provei do mau. Contudo, este "mau" não deve ser igual para ti nem para mim!! E aqui está uma boa ideia para eu bloggar sobre o mau que a net já me deu!!
Fica com o que tens de bom neste universo espectacular!! E esquece o que de mau te deu. Quem fez um blog propositadamente para te axincalhar? Que blog é? Quero ver isso. "Ele" há coisas...
Deixa lá! Agarra-te ao bom e depois agarra-te ao "mau" igual ao meu (e qdo eu bloggar sobre esse mau, venho avisar-te, só para vermos como uma mesma palavra pode assumir sentidos opostos!).
Que bom que já conhecias o meu caderno pautado!! É lindo, sem dúvida!!Pessoalmente, adoro-o!! É meu, como te disse anteriormente!! Podias já ter deixado lá um "olá" e teria eu tido a oportunidade de conhecer o teu blog há mais tempo!! :)
E olha, cá está um bom exemplo do mau que a internet já me deu!! Um valente susto quando me armei em informática de meia tigela. Ia mandando o blog pelos ares, foi o que foi. E, sem conhecer a pessoa de lado algum, gritei por ajuda e eis que para lá de me salvar o que havia já escrito (o que não faria mal algum, já que é tudo tão básico), ainda me presenteou com o layout que eu mais desejava e que nem eu sabia que existia!! E quem me valeu do nada foi um blogger aqui da nossa praça (digo isto, pois é bastante conhecido): o Eskisito Rules. Fui ao blog da mulher dele pedir ajuda e quando dei por mim, já tinha eu o blog ali de cara lavada.
Também já li piadas a meu respeito. Também sei que enervo muita gente, o que acho incompreensível já que as pessoas não me conhecem. É estranho, também. E sabes o que de mau retiro disso? Não são as piadas que li a meu respeito ou a respeito do blog não temático nem profundo que tenho!! O que retiro de mau é a pena de não ter a oportunidade de escrever a essas pessoas dizendo-lhes que da diversidade se enriquece o mundo! E não tenho essa oportunidade porque não vou ocupar o meu tempo a escrever o q quer q seja, quando me posso estar a divertir de blog em blog, a deixar recadinhos aqui e ali, por mais fúteis que sejam. Mas são os meus recados, ora!! São os meus comments, ora!!
Se todos fossemos inteligentes, se todos fossemos poetas, escritores de colunas sociais e políticas, se todos fossemos cheios de riqueza intelectual eu acho, francamente, que era uma seca.
É por isso que te digo que não me importo de ser como sou! Cada um tem a sua função na vida! A minha não será de todo a de enriquecer a blogosfera! Será, antes, a de dar a mão, na vidinha perfeita que tenho cá fora, a mil crianças que esperam com um sorriso que as ensine a ler e a escrever!! Vivo na esperança que, um dia, enriqueçam elas este espaço virtual por mim, então!! É ela por ela, nesse caso!!

Quanto ao meu mau feitio... Olha que o tenho mesmo!! Mas sou boa pessoa!! E olha que há boas pessoas com um feitio do caraças!! Bem como as há com um feitio pior do que o meu: as sonsas.

Tita, não te esqueças de me dizer qual o blog que alguém mal intencionado criou para te axincalhar e volta sempre ao meu caderno pautado, made by Eskisito, porque mesmo sem grande conteúdo, é um espaço tão meu que é o que de melhor ele tem: o ser à minha maneira. Há algo mais genuíno??

Mas também te digo, Tita, se eu fosse moça de saber abordar assuntos de forma complexa, não teria problemas em fazer pastelar os leitores com altas conversas enriquecedoras!! Mas descansa que não sei fazer isso! E, na verdade, o mundo também precisa de gente leve!!
Agora não te incomodo mais! Já é tarde e tu já deves estar a rebentar pelas costuras com tantos disparates juntos!!
É que eu sou como as vizinhas de bairro!! Vou à porta da frente para dar um recado e fico tempos e tempos a falar sobre o tempo que faz!!

As melhoras, mais uma vez. Pneumonia é dose... Põe-te mesmo bem.

Lisa

(não te esqueças do tal blog!! Ai q morro de curiosidade!!)

Lisa's mau feitio disse...

Bom dia!!

Tita, desculpa lá se te acordo e desculpa deixar um comment ao estilo "recadinho" ridículo, pois sei que não aprecias. Já pareço essas pessoas que referes no post que comentam por comentar, mais ou menos de forma idiota!!!

Mas vinha ver se já tinhas cá o teu recadito sobre o blog q te pedi!! Quero mmo ver isso!

Beijinhos, vá.

Lisa

PS - e a brincar, a brincar, lá me vou enquadrando no perfil dessa maltinha que descreves!! É que à pála dos comments que aqui te deixei, ganhei 2 ou 3 comentadores teus lá no caderno pautado!!! Lá está!!!

ahahhaa

:)

pensamentosametro disse...

Cai de costas,

Não precisas de te preocupar com isso.

Mim,

Sempre!

Sonhador,

Vamos ver.

Lisa,

Já percebi que deves ser "cá das minhas", das "nossas", porque há mais como eu entre as freguesas da mercearia, também nós gostamos de conversar e de pôr os traços nos ttt e os . nos iii e também não estamos aqui para ganhar nenhum prémio literários, sou uma rapariga um bocadito mais crescida do que tu mas caso não saibas também já fui professora, depois tive oportunidade de trabalhar na minha segunda área de formação,tenho saudades de ensinar, nenhumas de dar aulas, acho que entendes o que quero dizer. Aqui estás sempre à vontade, até nos dias de mau feitio..

Em vez de te dizer qual foi o blog vou deixar-te o link de uma postagem minha onde terás talvez melhor a noção da coisa, já vi que foste visitada por algumas das minhas freguesas de topo, eheheh.

http://pensamentosametro.blogspot.com/2008/01/o-ltimo-lixo-de-2007.html

Bjos

Tita

Lisa's mau feitio disse...

Pois... Já estou lá a ler... Mas tem de ser com calma, caramba!! Já te expliquei em cima pq estou de cigarro na mão, certo??

Beijos! Vou continuar a deliciar-me naquela leitura bombástica!! ahahahha

(eu acho que vou roubar aquele prémio!! Até gostava que mo dessem!!Vou fazer-me ao piso!!)

Rita disse...

Queridinha, nem com um safari os apanhas porque eles não são animais (coitadinhos dos animais) são mais seres mitológicos daqueles bem aberrantes tipo ogres e trols...
Jokas