terça-feira, 4 de dezembro de 2007

PRECISO DE AJUDA COM ESTA PSICOLOGIA DE TRAZER POR CASA

É, leram bem , ajudem-me, ajudem-me a perceber porque é que é tão importante para algumas pessoas pertencerem a um grupo a ponto de se venderem barato , perderem a sua identidade e capacidade de pensar, de decidir, de escolher para pensarem pela cabeça de um suposto líder ou mentor será trauma de infância ou falta de capacidade de discernir entre o bem e o mal, absoluta necessidade de se venderem a um qualquer poder ou simples deformação profissional causada pela "lobbymania"?

6 comentários:

V. disse...

Não sei exactamente o porquê, mas deve haver justificações diferentes para cada caso.

Necessidade de serem aceites num grupo? Falta de confiança neles próprios ao ponto de assumirem identidades de outros? Oportunismo? Ambição desmesurada?

Não faço ideia...

Bjokas

Gi disse...

Lobbymania é uma mania que todo o lobbysomen tem!
Quem não quer ser lobby não lhe veste a pele!
E tu não queres ser lobby, meine Liebby :)

Jedi Master Atomic disse...

Tita,

A necessidade psicologica nº1 do ser humano é sentir-se aceite num ou mais grupos.

Para as pessoas que não sabem como viver sozinhas, ainda é mais forte.

Para perceberes se estás a falar com uma pessoa que perdeu a sua identidade para um grupo, experimenta perguntar coisas basicas do estilo:

"O que fizeste no sabado à noite?"

Se a resposta for do tipo "Fui com um grupo de amigos a algum sitio, fizemos bla...bla...., depois fomos bla...bla, a seguir decidimos....bla bla", então estás perante uma pessoa que muito provavelmente perdeu a sua identidade para o grupo.

Se pelo contrario a pessoa te diz "Fui sair com uns amigos até...bla bla....depois dei a sugestão de irmos a bla....bla....e por fim vim para casa às x horas", ainda tem uma identidade bem definida.

Frases com demasiados pronomes no plural, normalmente são indicativas de perdas de identidade.

pensamentosametro disse...

Amiguinhos,

Necessidade de pertencer a um grupo a um lugar eu entendo e também a sinto eu falo é dos que se "esfarrapam" de tal maneira que se vendem, barato, e depois descobrem que não fizeram a melhor escolha, um dia voltamos ao tema, combinado???

bjos

Tita

rosa disse...

tem graça que conheço alguns exemplos dos vários enquadramentos... excepto o bem e o mal... todos sabem a diferença, mas não querem saber. é como a audição selectiva!

pensamentosametro disse...

Gaia,

Exactamente!

Bjos

Tita